quarta-feira, 28 de abril de 2010

O Dia da Tua Alegria está Próximo!



"...Mas a vossa tristeza se converterá em alegria...vosso coração se alegrará e a vossa alegria, ninguém vo-la tirará." João 16: 20,22.

Que promessa maravilhosa! Ela consola os nossos corações quando muitas vezes estamos vivendo dias difíceis de tristeza e dor. Nesses momentos o céu torna-se como bronze...temos a sensação de que estamos sós e de que até Deus nos abandonou.
Olhamos ao nosso redor, vemos pessoas sorrindo, prosperando, usufruindo de uma boa saúde, bens materiais, etc...e nós padecendo enfermidades, sem recursos financeiros para ao menos sobrevivermos, quanto mais para viver de forma abundante. E na maioria das vezes essas pessoas que aparentemente estão "se dando bem" nem ao menos são fiéis ao Senhor! Aí nos perguntamos: Por quê?!
A resposta está no versículo 20 do capítulo 16 do Evangelho de João. Nele, Jesus diz: "O mundo de alegrará, e vós estareis tristes; mas a vossa tristeza se converterá em alegria." Aleluia! (risos) O Senhor já sabia que como humanos faríamos essas comparações, mas Ele nos adverte que a nossa tristeza é temporária, ou seja, dura só um momento. Deus é Fiel pra cumprir a Sua Palavra. Ele nos promete que a tristeza passará, a dor acabará e o céu que hoje está como bronze se derreterá com calor do fogo do Espírito Santo que virá para cumprir as Suas promessas em nossa vida.
E quando isso acontecer veremos que ao contrário das outras pessoas, estaremos preenchidos com uma verdadeira alegria que nada e nem ninguém a poderá tirar. E o melhor é saber que esses dias difíceis que enfrentamos hoje, servirão para nos tornar mais fortes e confiantes nAquele que nos garante a vitória. As enfermidades sairão, chuvas de bençãos serão derramadas em nossa vida se tão somente nos apossarmos da promessa maravilhosa feita por Jesus no Evangelho de João. Por isso, amigo(a), Levante a cabeça, sorria, pois o dia da tua alegria está próximo!

Que Deus te abençõe!

Como Ser Bela?



*Eu gostaria de esclarecer desde já que a idéia de Deus a respeito da beleza é, provavelmente, muito diferente daquilo que eu e você consideramos belo. (E concerteza a idéia que Ele tem da beleza é muito diferente da que o mundo tem!). Provérbios 31:10-31 apresenta um retrato do que Deus pensa a respeito da beleza feminina. E, conforme Ele diz a respeito de si mesmo, "[...] os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos [...] os meus caminhos [são] mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Isaías 55: 8-9). Deus existe em um patamar superior ao nosso, assim também acontece com sua idéia a respeito da beleza!
Compreender o tipo de beleza que Deus requer de uma mulher foi o Primeiro Passo para o jovem príncipe Lemuel, e também é o Primeiro Passo para você e pra mim. Portanto, em primeiro lugar precisamos compreender o significado da palavra virtuosa: "Mulher virtuosa, quem a achará?" (Provérbios 31:10). O significado da palavra virtuosa pode ser comparado aos dois lados de uma moeda. O poder da mente (princípios morais e atitudes) forma a imagem de um lado, e o poder do corpo (vigor e eficiência) forma o outro.
Com a pergunta de Provérbios 31:10 Deus nos mostra que esta mulher é extraordinária- na verdade, um tesouro raro - no que se refere à sua força interior e a suas realizações práticas. Ela também é um exército absoluto e admirável de virtudes. Com a ajuda de Deus você e eu também poderemos nos tornar admiráveis! Aqui estão alguns passos iniciais.

Como ser bela:

1. Cultive o desejo de ser bela; Se o Senhor permitir que você viva para comemorar seu 80º aniversário, o que você gostaria de ter realizado na vida no instante em que assoprar as velinhas que representam 80 anos de vida? Minha amiga, neste exato momento, estou orando para que sua resposta a esta pergunta crucial indique um desejo sincero de ser uma mulher de caráter, uma mulher que seja bela aos olhos de Deus!
2. Dê tempo ao tempo; Como a bela mulher aos olhos de Deus tornou-se esse tesouro raro, excepcional e extraordinário, uma pessoa de caráter forte e piedoso? Em uma palavra, levou um bocado de tempo! Coisas grandiosas não acontecem do dia para a noite; coisas grandiosas não acontecem por acaso! Que tempo é esse tão necessário para que a mulher se torne virtuosa?


* Tempo lendo a Palavra de Deus; reserve um tempo todos os dias para ler a Palavra de Deus e faça disso uma prioridade. Quando você lê a Palavra de Deus, Ele usa as Sagradas Escrituras para eliminar e levar embora seus temores, sua indolência, suas dúvidas e seus pecados. Deus utiliza as Sagradas Escrituras para transformá-la em uma mulher de poder divino que reflete a beleza dele de mneira cada vez mais brilhante.
* Tempo memorizando a Palavra de Deus; Além de ler a Palavra de Deus diariamente, estabeleça um plano para memorizar as Sagradas Escrituras.
* Tempo com outras mulheres; Conviva com mulheres que estimulem seu crescimento espiritual (Tito 2: 3). A convivência com essas mulheres que se comprazem em viver pra Deus desperta em nosso coração o desejo de ser uma bela mulher de caráter.
* Tempo lendo biografias de mulheres consagradas a Deus; Inicie um programa de leitura, mesmo que seja de cinco minutos por dia. Descobrir que o tempo dedicado a conhecer grandes mulheres de fé é muito bem utilizado. Ao ser tocada pela vida de um "exército" de mulheres consagradas a Deus, eu recebo nova dose de energia à medida que analiso a força física e a persistência mental de cada uma delas.

Amy Carmichael foi uma missionária na Índia que nunca tirou férias nem licença durante 55 anos de trabalho nesse ministério.

Susanna Wesley foi mãe de 19 filhos (dez dos quais morreram antes de completar dois anos); ela ensinou e educou seus filhos (inclusive John e Charles Wesley, fundadores do movimento metodista) e, ao mesmo tempo, dirigiu a fazenda da família durante a prisão do marido e sofreu perseguição religiosa por parte dos vizinhos.

Elisabeth Elliot trabalhou na selva como missionária. Seu primeiro marido foi martirizado; o segundo, morreu de câncer, e ela teve de criar sua filha sozinha.

Edith Schaeffer renunciou a uma vida de conforto para desenvolver um ministério na Europa com seu marido Francis. Em L'Abri, ela sofreu perseguição local, terríveis avalanches, falta de atendimento médico para um filho com poliomielite e outro com problemas de reumatismo cardíaco, e, posteriormente, a morte do marido após ela ter lutado cinco anos contra o câncer.

Ruth Graham cuidou fielmente de cinco filhos enquanto o pai deles - seu marido Billy - servia ao Senhor longe de casa durante vários meses por ano.

A lista das belas mulheres de Deus é extensa, e você e eu podemos extrair força do exemplo da cada uma delas.

* Tempo hoje; Dedique a Deus o restante do dia de hoje ( e os próximos de sua vida!) e viva-o como Ele deseja. "Tanto agora como depois", conforme diz um sábio ditado. Se quisermos ser uma bela mulher de Deus aos 80 anos, vamos ser essa mulher hoje mesmo! Ora à medida que tentamos viver o dia de hoje conforme Deus deseja que vivamos, e à medida que desenvolvemos as qualidades de caráter que Ele diz que são belas, seremos belas e sábias hoje - e, nas mãos de Deus, o amanhã cuidará de si mesmo.
* Tempo durante a vida inteira; Você e eu não precisamos nos sentir desanimadas ou abatidas por causa do padrão de beleza apresentado por Deus, por Ele nos dá, dia após dia, uma vida inteira para alcançá-lo. Leia o que a bela e sábia Edith Schaeffer diz a respeito da mulher de Provérbios 31: "Certamente todas as coisas admiráveis escritas sobre essa mulher não ocorreram no período de um ano. Para mim, é um resumo da grande diversidade de realizações e de resultados de seu trabalho, imaginação e talentos ao longo de muito tempo.

* Todos os créditos à Elizabeth George em "Bela aos olhos de Deus", São Paulo, Hagnos, 2004, pp.17-24.

Que Deus te abençõe!